FIGHTING DOG AKITAS

VIAGENS AO JAPÃO

Um pouco de minhas viagens ao país do sol nascente, terra desta raça tão singular que é o Akita, imagens de exposições e curiosidades.

Criadora Yukiko Shirai com seu lindo filhote.

Conjunto de guia, enforcador e colar, utilizados pelos Akitas nas exposições no Japão.

HOKUTO GO KISARAZU SHIRAI KENSHA. (Pai do Hokuto Maru go Shirai,de minha propriedade).

Presente do Sr. Toyosaku Kariyabu (Presidente do Japan Kennel Club), de criação da artista Yoko Yamamoto, em minha primeira viagem ao Japão

Certificado de participação conferido no seminário especial para juízes da raça Akita

Grupo de Brasileiros na Viagem ao Japão. (EU, ANITA, MARIKO e KENIA).

Estatueta – símbolo de saúde para o povo japonês – que recebi de presente do Sr. Shirai.

SHISHIOU GO MIYAGI TAKAMASA 
(Avô do Dousan).

Programa da Exposição do Japan Kennel Club – JAN/2001.

A PAIXÃO DOS JAPONESES PELO AKITA, FÊ-LO ESTAMPA DE DIVERSOS CARTÕES TELEFÔNICOS NO PAÍS DO SOL NASCENTE

MOMENTO COMUM EM MINHAS VIAGENS AO JAPÃO: REUNIÃO COM GRUPO DE CRIADORES JAPONESES PARA FALAR SOBRE O PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA RAÇA AKITA NO JAPÃO E NO MUNDO.

Em companhia do Sr. Shirai, conheci a Estação de Shibuya, onde se encontra a estátua de Hachiko, referência mundial da raça Akita.

Referência ao Hachiko na entrada do Museu de Shibuya.

Momento de descontração.

Dezembro de 2015 – 133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

ABERTURA- 133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

OBRA DE ARTE DO SHIRAI-SAN

SHIRAI-SAM SEMPRE APRESENTANDO O QUE EXISTE DE MELHOR

TIGRADO MARAVILHOSO DO SHIRAI-SAN

MAGNÍFICO EXEMPLAR

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

SHIRAI-SAN CONQUISTANDO MAIS UM MEYOSHO PARA SUA COLEÇÃO

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

133ª AKIHO HONBUTEN AKITA SHOW

MOMENTO DE HONRA, NO MEIO DE TANTOS CRIADORES FAMOSOS, O SHIRAI-SAN PEDIU QUE EU SENTASSE AO SEU LADO

PESSOAS DE FALA, HÁBITO E CULTURA DIFERENTES UNIDAS POR UM PROPÓSITO: O AKITA!

Em janeiro de 2001, eu, juntamente com as senhoras Anita Cardoso Soares (Presidente do Clube Paulista do Akita), Mariko Tsuruga (criadora), Kenia M. Ballvé Behr (criadora) e com o senhor José Roberto Batista Camargo (criador), estivemos no Japão participando do 1º Simpósio para Juízes e Aspirantes organizado pelo Japan Kennel Club, além de assistirmos à uma exposição especializada da raça realizada em Tóquio. 

Lá, além da delegação brasileira (a segunda com maior número de participantes, superada apenas pelos EUA) haviam representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, EUA, França, Holanda, Hungria, Itália, México, Suíça além dos próprios japoneses. 

Houve reunião dos países que compõem a WUAC, WORLD UNION AKITA CLUBS estabelecendo-se novas diretrizes de atuação. 

No seminário para juízes foi discutida a expressão, aparência geral, cabeça, orelhas, estrutura, pelagem, rabo, olhos, etc. 

Dois pontos importantes foram discutidos: 

 1 – Urajiro nos tigrados: é quase imperceptível, se caracterizando pela existência de fundo branco na pelagem do focinho, bochechas, pescoço, barriga, inferior, e interna dos membros. 

 2 – Mudança na altura do Akita: cogitou-se, com muita polêmica entre os palestrantes, sobre a possibilidade de futuramente diminuir-se em aproximadamente 1 cm a altura prevista no padrão da raça. 

Na exposição que assisti no Japão, eu acho que as fêmeas variavam de 60 e 63 cm de altura, e os machos de 65 a 68 cm, de modo que não vi a existência de cães muito altos ou baixos que justificassem mudança na altura prevista no padrão. 

Em novembro de 2003, minha paixão pelos Akitas me levou a nova viagem ao Japão. Dessa vez, tive a honra de ficar hospedado na casa do criador KOJI SHIRAI, um dos maiores criadores e estudiosos da raça naquele país, ocasião em que tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da raça, entender melhor quais os objetivos que se deve ter em sua criação e desenvolvimento, além de visitar inúmeros canis, vendo centenas de Akitas de altíssima qualidade. Dessa vez, fiquei encantado com um belíssimo exemplar tigrado, de nome Dousan go Kawasaki Marutaka , de 16 meses de idade, que me acompanhou no retorno ao Brasil, incorporando-se ao meu plantel. 

No mês de abril de 2010, a convite do criador KOJI SHIRAI, tive a honra de visitar novamente o Japão. Essa viagem foi de extrema importância, visto que, como resultado de longas conversas com o Sr. Shirai, tive nova oportunidade de me inteirar com os atuais objetivos em relação à criação da raça Akita naquele país, testemunhando a existência de belíssimos exemplares. Foi também muito gratificante conhecer a estação e o museu de Shibuya, referência obrigatória para os amantes dessa maravilhosa raça. 

Junto com a bagagem de retorno, eu trouxe mais 3 filhotes, cuidadosamente selecionados, todos filhos de premiadíssimos campeões japoneses da atualidade, que representam o que existe de melhor no que cinge à qualidade da raça Akita. 

Em dezembro de 2015, fiz minha quarta viagem ao Japão. Além de reencontrar inúmeros criadores japoneses, em especial os Srs. KOJI e YUKIKO SHIRAI, bem como criadores italianos que não via há muito tempo, conheci criadores da Alemanha e Ucrânia. Tive a oportunidade de ver um pouco mais daquele fantástico país e, principalmente, de conversar muito, mas muito mesmo sobre a raça Akita e, de trazer na bagagem, mais três belos exemplares criteriosamente selecionados pelo SR. SHIRAI, além de muitas roupas, souvenirs, perfumes e maquiagens, pois desta vez, minha querida esposa Gisela me acompanhou. Assisti à 133ª Exposição de AKIHO HONBUTEN, onde competiam a maioria dos mais belos Akitas do Japão.

ATRÁS DESSES SORRISOS HÁ UMA GRANDE INSPIRAÇÃO: O AKITA INU

LOCALIZAÇÃO:
Curitiba / PR

VISITE:

Curtir pelo Facebook

CONTATOS:
mcpioli@terra.com.br
Celular: (41) 99977-8024